Prefeitura participa da abertura da Oficina sobre Financiamento da Atenção Primária, para a regiões dos Caetés e Metropolitana III

objetivo da oficina é capacitar os técnicos dos centros regionais e dos municípios paraenses quanto a organização do novo financiamento do SUS, onde serão debatidos temas referentes ao modelo de financiamento e avanços, além de indicadores de desempenho. A oficina será realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Pará (COSEMS/PA) e Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSB).Participaram da abertura do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Raphael Parente; o secretário de Estado de Saúde, Dr. Rômulo Rodovalho; o vice-presidente do CONASEMS, Dr. Charles Tocantins; o prefeito Raimundo Nonato, a primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Eliena Ramalho, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Mário Júnior, secretários municipais de Bragança, e comissão organizadora, além de 38 secretários municipais de saúde da Região Metropolitana III e da Região Rio Caetés.

Programa Previne Brasil: Instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.