Prefeitura de Bragança dá início à fiscalização de combate à utilização de gelo em escama para consumo humano

A ação é da Vigilância Sanitária (VISA), Guarda Civil Municipal de Bragança (GCMB) e Polícia Militar (PM), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSB), visando a fiscalização em locais que comercializam produtos que misturam em sua produção o gelo escama, proibido para o consumo humano, como vitaminas e os Guaranás. O gelo escama é permitido para conservação de sucos, refrigerantes, água mineral e bebidas alcoólicas. O objetivo da fiscalização e regularizar o gelo adequado para esse preparo e comercialização.

Na primeira noite de fiscalização, as equipes identificaram 80% de irregularidade, nos estabelecimentos visitados. A proposta é orientar a população para que rejeite produtos feitos com o gelo escama em prol da sua saúde. A venda destas bebidas é considerada crime hediondo e inafiançável.